
As principais barreiras de entrada são (Porter, 1998, p. 14):
- Economias de escala.
- Diferenças de produtos patenteados.
- Necessidade de capital.
- Desvantagens de custo.
- Acesso a canais de distribuição
- Política governamental
- Os efeitos da curva de aprendizagem e da curva de experiência.
- Tecnologia proprietária.
- Acesso às melhores fontes de matéria-prima.
- Ativos adquiridos por valores menores.
- Subsídios governamentais.
- Localização favorável.
Um cliente pode ser considerado poderoso se participar de um setor muito concentrado, tiver um produto pouco diferenciado, adotarem uma estratégia de custo, obtiver lucros baixos, o produto da empresa for de pouca importância para a qualidade dos produtos ou não proporcionar economias para o cliente, houver uma ameaça de integração do setor(Porter, 1998, p. 18).
Os produtos substitutos merecem atenção se são sujeitos a tendências de melhoria ou sejam produzidos por setores com altos lucros (Porter, 1998, p. 21).
A rivalidade entre os concorrentes é intensificada se os concorrentes são numerosos, se o crescimento do setor é lento, se o produto ou serviço não tem diferenciação ou custos repassáveis, os custos fixos são altos ou o produto é perecível, a capacidade é normalmente aumentada por grandes incrementos ou as barreiras de saída são elevadas (Porter, 1998, p. 21).
PORTER, M. Como as forças competitivas moldam a estratégia. In: MONTEGOMERY, Cynthia A., PORTER, Michael (ed.). A busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.Bibliografia
Um comentário:
Caro Professor Marcelo Gonçalves,
Antes de mais, permita-me congratulá-lo pelo seu blog, que considero extremamente interessante, predagógico e formativo.Sou formado em Engenharia e estou a frequentar um MBA em Gestão.Dentro da área de estratégia,que acho muito interessante,o Modelo das Cinco Forças,despertou a minha curiosidade,sobretudo na questão da sua aplicabilidade.Isto é,a sua aplicabilidade é universal?Ou,por outro lado,o modelo pode ser posto em causa?
Agradeço,desde já,a disponibilidade,e apresento os meus melhores cumprimentos.
Postar um comentário